Inicio Quem Somos Histórico Metodologia Cursos Livros Inscrição Contato

Metodologia

O curso é acessível a todos. Não há exigências quanto à idade ou nível de instrução da pessoa interessada. O essencial é que se tenha capacidade para compreensão de uma linguagem clara e simples como a empregada nos livros do CEIBEL, livros AUTO-DIDÁTICOS que também são disponibilizados via Internet no EAD CEIBEL.

Como funciona?

O curso possui três módulos dividos por nível.

O Aluno faz sua inscrição, escolhe um módulo e adquire as matérias que deseja estudar. As matérias possuem diversas lições/exercícios que aluno faz em casa através de livros ou através da internet.

Depois de completar os exercícios o aluno realiza algumas avaliações referentes a matéria. As avaliações são feitas em casa e enviadas via correspondência ou são feitas via internet.

O tempo de duração depende do aluno: não há limite de prazo especificado pelo CEIBEL.

O QUE É O ENSINO PROGRAMADO

O ensino programado foi criado por Burrhus Frederic Skinner, em meados dos anos 50. O ensino programado baseia-se numa aprendizagem organizada e seqüencial através de passos para alcançar um determinado objetivo e também no recurso a reforços extrínsecos que podem estar dissociados do objetivo em causa. Neste ensino o nível de dificuldade aumenta lentamente, para que os alunos cometam poucos erros e que cada aluno possa avançar ao seu ritmo, sem grandes pressões. O estudo do aluno é individual, escolhendo o seu ritmo de aprendizagem, mas sempre auxiliado pelo professor.

Os seis princípios que orientam o Ensino Programado (Holland, 1959 in Miranda, 2008):

- a participação ativa do aluno;
- a divisão de tarefas em partes de fácil resolução;
- a aprendizagem com grau crescente e complexidade;
- o feedback (resposta) imediato;
- a adaptação ao ritmo de cada aluno;
- a possibilidade de êxitos parciais e constantes.

Principais vantagens do Ensino Programado:

- cada aluno progride no seu próprio ritmo;
- o aluno avança somente com o conteúdo aprendido;
- o aluno não é deixado para trás ou perdido;
- o ensino é seqüencial, não permitindo que o aluno passe adiante sem ter compreendido;
- o aluno mantém-se ativo e recebe imediata confirmação de seu êxito;
- os "conceitos" são representados por muitos exemplos e arranjos sintáticos, visando aumentar a generalização a outras possíveis situações;
- o registro das respostas dos estudantes fornece ao programador valiosas informações para futuros aperfeiçoamentos do programa.

Principais desvantagens do Ensino Programado:

- é socialmente isolado não havendo interação com outras pessoas;
- faltam benefícios da experiência em grupo;
- o aluno não tem opção de discordar;

Para sanar as desvantagens do ensino programado, o CEIBEL estimula o aluno a exercer trabalhos práticos, pesquisas e também possibilita a formação de grupos de estudos.


» Clique aqui e saiba mais sobre nossos Cursos


CEIBEL
Curso Bíblico-Teológico por Extensão do Instituto Bíblico Eduardo Lane
Rua Cesário Alvim, 607 - Patrocínio - MG - CEP 38.740-000
Fone: (34) 3832-6417